The Crow

"Pessoas acreditavam que quando alguém morria um corvo carregava a alma para a terra dos  mortos. E às vezes, só as vezes o corvo pode trazer a alma de volta para consertar as coisas, o direito de coisas."

 

Freddy Krueger


FREDDY KRUEGER, A HORA DO PESADELO

PESADELO: claustrofobia da imaginação, um mundo sem controle, o inconsciente brinca de tortura, sem seu passageiro saber se está acordado. Gritos ecoam há anos, mas, até o diretor e roteirista Wes Craven abordar tal tema, o mundo dos sonhos maus nunca tinha sido tão aterrador.

Craven vinha de dois fracassos de bilheteria quando resolveu combinar o clima saguinário, tipicamente "B", da linha Sexta-Feira 13, com esfeitos especiais só achados nos filmes ambiciosos como Poltergeist. Em 1984 chegou às telas A Hora do Pesadelo, que custou apenas dois milhões de dólares a produtora New Line e faturou cerca de 25 milhões. O vilão do filme, Freddy Krueger, rapidamente se tornou um fenômeno mundial, ídolo da juventude, tomando o lugar que antes pertencia a Marlon Brando, James Dean e Paul Newman.

O enorme sucesso nas terras de Hollywood sempre geram filmes com números. As continuações se tornaram inevitáveis. Mas ao contrário do que acontece com a maioria das produções, a série conseguiu manter um certo nível de qualidade que atraiu mais e mais fãs. Calcado no sucesso cinematográfico, surgiu uma série de TV, Freddy's Nightmares, que não foi muito longe.

Krueger hoje está bem guardado nos cofres da New Line esperando pacientemente o seu retorno. Os produtores prometeram para 1999 o encontro do monstro com outro ídolo do horror: Jason Voorhees. É esperar pra ver.

 Conheça todos os filmes da série:

 

Nightmare 1 A HORA DO PESADELO, , A Nightmare on Elm Street, EUA, 1984.

Direção de Wes Craven. Com Heather Langenkamp, John Saxon, Robert Englund.

Tudo começa aqui. Uma garota (Langenkamp) e seus amigos (entre eles, Johnny Depp) tem pesadelos mortais com Freddy. Sua mãe então lhe conta que ele matou algumas crianças, e que os pais fizeram justiça com as próprias mãos queimando-o até a morte. O diretor Wes Craven fez a melhor obra da série.

 

Nightmare 2 A HORA DO PESADELO 2 - A VINGANÇA DE FREDDY, , A Nightmare on Elm Street 2 - Freddy's Revenge, EUA, 1986.

Direção de Jack Sholder. Com Mark Patton, Kim Myers, Robert Englund.

Um garoto (Patton) é obrigado a fazer um pacto com Freddy num pesadelo: matar sob controle remoto do assassino. Este é o episódio mais fraco de toda a série, mas vale pelas cenas com o ônibus no meio do deserto e as que o menino se debate histericamente, lembrando o personagem de O Médico e o Monstro.

 

Nightmare 3 A HORA DO PESADELO 3 - OS GUERREIROS DOS SONHOS, , A Nightmare on Elm Street 3 - Dream Warriors, EUA 1987.

Direção de Chuck Russel. Com Patricia Arquette, Heather Langekamp, Craig Wasson.

Craven retorna aqui como roteirista neste segundo melhor filme da série. A garota do primeiro episódio (Langenkamp) aparece como uma psicóloga especialista em sonhos e trata alguns adolescentes num sanatório. Destaque: Krueger se transforma num gigante e faz de um garoto uma marionete, descarnando seus músculos em filetes. Sabe-se aqui que a mãe de Freddy era um freira.

 

Nightmare 4 A HORA DO PESADELO 4 - O MESTRE DOS SONHOS, , A Nightmare on Elm Street 4 - The Dream Master, EUA 1988.

Direção de Renny Harlin. Com Robert Englund, Tuesday Knight, Rodney Eastman.

O argumento praticamente não existe: Freddy retorna para exterminar os sobreviventes do filme anterior. O que falta em história compensa em efeitos visuais; destaque para uma pizza com cabeçinhas de crianças, o garoto assombrado num ferro-velho por carros fantasmas e a garota transformada em barata. O diretor Renny Harlin é o mesmo de Duro de Matar 2.

Nightmare 5 A HORA DO PESADELO 5 - OS SONHOS DO BEBÊ, , A Nightmare on Elm Street 5 - The Dream Child, EUA 1989.

Direção de Stephen Hopkins. Com Robert Englund, Lisa Wilcox, Whitby Hertford.

Uma garota está grávida e Freddy a atormenta, voltando a matar através dos sonhos do bebê. Ela descobre que o malfeitor teve mãe freira que foi estuprada por dezenas de loucos num manicômio. Trilha sonora e cenografia de primeira - repare no manicômio tipo castelo e uma sequência num labirinto de escadas.

Freddy's Dead A HORA DO PESADELO 6 - A MORTE DE FREDDY, Freddy's Dead: The Final Nightmare, EUA 1991.

Direção de Rachel Talalay. Com Robert Englund, Lisa Zane, Shon Greenblatt.

Passados 10 anos após o inicio das mortes em Elm Street e já não mais existem adolescentes na cidade. Freddy então arranja um jeitinho de passar a matar nas cidades vizinhas. O seu passado é aqui totalmente revelado, trazendo um Alice Cooper como pai do monstrengo. Teve ainda seus quinze minutos finais exibidos nos cinemas em terceira dimensão.

New Nightmare UM NOVO PESADELO, , Wes Craven's New Nightmare, EUA 1994.

Direção de Wes Craven. Com Robert Englund, Heather Langenkamp, John Saxon.

O diretor Craven está de volta dez anos depois, nesta metalinguagem que brinca com os personagens da série. Krueger agora vem atormentar a atriz Heather Langenkamp (interpretando ela mesma) e sua família. O filme traz um Freddy mais violento, bem próximo do que o diretor tinha imaginado para ele no primeiro filme. O roteiro é muito bem construído e permite ao fã conhecer os responsáveis pela série que ficam por trás das câmeras, interpretando eles mesmos.


Chris & Lui

Retornar Principal Avançar